Atualização-Pesquisa Satisfação

Acesso ao Pró-Gestão

Ventilation

Os animais domésticos têm feito muita diferença na vida de todos, principalmente, de crianças e pessoas na terceira idade.

Com sua convivência ajudam a combater a solidão e no período pandêmico demonstraram ser verdadeiros aliados no isolamento social que pandemia do Corona Vírus nos acometeu, inclusive, servindo de companhia.
 Muitos aposentados após uma longa trajetória de trabalho se dedicam em cuidar destes animais e a presença deles dentro de casa pode ser especialmente prazerosa para pessoas com mais de 60 anos. Os cães e gatos favorecem a saúde mental e física e podem até aumentar a expectativa de vida de quem está atravessando a terceira idade.
     Veja os principais benefícios que os animais proporcionam para a vida na terceira idade:

1    – Melhoria no humor;
2    – Previne doenças;
3    – Incrementa a disposição;
4    – Reduz o sedentarismo e depressão;
5    – Elimina o índice do estresse;
6    – Colabora para a saúde mental;
7    – Possibilita o exercício de memória;
8    – Propicia mais segurança;
9    – Ajuda na socialização;
10    – Motivação para viver;
11    – Revigora o amor-próprio;
12    – Traz responsabilidade e comprometimento em cuidar.

Ter um animalzinho de estimação ajuda a melhorar o humor, apetite e o sono. Oferecendo carinho a estes animais diminui também os níveis de ansiedade e melhora o bem estar ajudando inclusive na longevidade. Na Terceira Idade os ciclos devem ser renovados, o ambiente muda, pois o convívio de trabalho não existe mais e a socialização ainda tem que permanecer ativa. Por isso, a adoção responsável, os cuidados e sobre o abandono e maus tratos de cães e gatos têm sido estimulado inclusive por órgãos governamentais, inclusive em Itatiaia a castração de todos os animais é garantida pela equipe de Bem-Estar Animal, da Divisão de Zoonozes da cidade (Telefone 24 – 3352-4243). A adoção de um animal de estimação é um passo importante. Afinal, seu novo companheiro é para a vida toda e será seu fiel escudeiro exigindo muita atenção, carinho e tempo.
 Não é só na Terceira Idade que estes animais nos trazem alegria. Diariamente no IPREVI recebemos a visita de dois amigos do peito. A PrevNilda e o PrevJúnior, tendo livre acesso nas dependências do Instituto, dois lindos cães vira-latas que frequentemente ajudam inclusive a vigiar a sede.

Por isso, anime-se, adote um animalzinho de estimação e cultive uma aposentadoria feliz e prazerosa na companhia destes animais que nos dias atuais fazem parte de nossas vidas e famílias. Surpreenda-se com as atitudes destes animais que marcam momentos inesquecíveis e ajudam na busca de uma vida saudável com qualidade de vida ativamente.

aepremerj aneprem crp sprev pró-gestão abipem

Blog da Terceira Idade

Janeiro 19, 2023