É um documento expedido pelos Institutos de Previdência, com a finalidade de certificar o tempo de contribuição do trabalhador ou  servidor.
            Os regimes de previdência existentes no Brasil são a Previdência Social - INSS, e a Previdência Pública. Na Previdência Pública estão incluídos todos os servidores públicos federais, estaduais, municipais e os militares.
            O tempo de serviço exercido nesses regimes pode ser utilizado para obter benefício em um deles. Por exemplo, se você trabalhou dez anos, como empregado em uma empresa privada, pertencia ao regime geral, e passou em um concurso público, regime próprio, pode levar esse tempo privado para somar no tempo público. Para isso é necessário que seja feita uma averbação deste tempo no Departamento Pessoal da Prefeitura do Município.
            O documento que autoriza a averbação desses tempos é a Certidão de Tempo de Contribuição.
            Para obter uma Certidão de Tempo de Contribuição no INSS o primeiro passo é agendar o serviço pelo fone 135 ou pelo site da Previdência. No dia marcado é só levar sua carteira de trabalho, identidade e CPF, comprovante de endereço, levar cópia e original, e uma certidão do órgão onde trabalha indicando a data de admissão, matrícula e cargo. Essa certidão é solicitada no RH do órgão onde trabalha que saberá como fazer.
            Ou o servidor após ter sido exonerado poderá requerer esta certidão e levar a outro instituto de previdência com a finalidade de contar o tempo de contribuição.
            No IPREVI a certidão só poderá ser emitida para ex-servidor e é necessário levar RG, CPF, Comprovante de Endereço e a Portaria de Exoneração do Cargo e abrir um processo junto ao Protocolo do Instituto. Ressaltamos que tanto para a abertura do processo e a retirada da Certidão terá que ser feito pelo próprio servidor ou com uma procuração devidamente registrada em cartório.

Blog da Terceira Idade

Janeiro 19, 2023
Outubro 19, 2022
Setembro 14, 2022

Av dos Expedicionários nº301 - Centro - Itatiaia - RJ
CNPJ: 03.716.646/0001-68
Telefones: (24) 3352-4043 / (24) 99326-0620
Email: iprevi@iprevi.rj.gov.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: de 08:00 às 17:00

   

Calendário de Pagamento