CURSOS E PALESTRAS

 


 RETROSPECTIVA

DIRETORIA INVESTE EM CAPACITAÇÃO DOS DIRETORES E SERVIDORES DO IPREVI NOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO.

MEMBROS DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS, CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL DO IPREVI CAPACITADOS


Os membros do Comitê de Investimentos,  dos conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia -  IPREVI estiveram  participando do Curso de CPA-10, Certificação Profissional da Anbima, nos dias 26 e 27 de agosto,  em Angra dos Reis, no ANGRAPREV.

O objetivo do curso foi capacitar os conselheiros para um melhor conhecimento e funcionamento do Mercado Financeiro, visando juntamente com  a diretoria executiva e comitê de investimentos estarem preparados para realizar a gestão financeira dos recursos da Autarquia de maneira mais técnica. Os conteúdos abordados no curso foram: Sistema Financeiro Nacional, Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor, Noções de Economia e Finanças, Princípios  de  Investimentos, Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa e Previdência Complementar aberta.

O curso foi patrocinado pela empresa InfinityAsset, ministrado pelo consultor Manoel Junior, da Crédito e Mercado Consultoria em Investimentos e realizado com o apoio da Associação das Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio deJaneiro - AEPREMERJ. A diretora do Iprevi Alessandra Marques destacou a importância da certificação para os conselheiros e ponderou que visa cumprir o preceito legal tipificado na Lei Federal 13.846/2019, que exige a certificação profissional para os presidentes, diretores e conselheiros dos Regimes Próprios de Previdência Social. Ressalta que a qualificação profissional sempre foi uma das suas metas na sua gestão, pois acredita que uma administração eficiente investe em treinamento e qualificação dos seus servidores. Destacou ainda que a diretoria e os membros do Comitê de Investimentos são certificados e que seu objetivo principal neste momento é capacitar os servidores dos conselhos deliberativo e fiscal. Finalizou afirmando que  a atual gestão tem trabalhando de forma participativa e ressalta o empenho da Diretoria Executiva, dos servidores, dos órgãos colegiados do Iprevi que tem desempenhado suas funções de forma profissional, especializada e responsável, o que tem refletido na evolução dos recursos financeiros da Instituição, evidenciando um crescimento relevante nos  últimos anos, alcançando um patrimônio líquido de 124.420.00,00. Por fim, agradeceu a Prefeitura de Angra dos Reis, através do Instituto de Previdência de Angra dos Reis - ANGRAPREV, na pessoa da Diretora Presidente Luciane Pereira Rabha pelo convite e pela excelente recepção que tivemos nesses dois dias de treinamento e a Prefeitura Municipal de Itatiaia, por todo apoio e  investimento.

   

 


DIRETORA E SERVIDORA DO IPREVI PARTICIPAMDE CONGRESSO DA AEPREMERJ

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia esteve representado pela Diretora Presidente Alessandra Arantes Marques, a Diretora de Benefícios Flávia Gonçalves Cavalcante e a nova servidora Ana PaulaPires Alves no 13° Congresso Estadual da AEPREMERJ, no período de 02 a 04 de setembro na cidade do Rio de Janeiro.

A diretora presidente Alessandra Marques ressaltou a brilhante iniciativa da presidência da AEPREMERJ em realizar a capacitação visando qualificar os servidores e diretores na operacionalizaçãodo sistema de Compensação Previdenciária-COMPREV, ministrado pelo brilhante palestrante Sr. Reges Moisés. Outro ponto relevante do congresso promovido pela entidade que representa os RPPS do Estado do Rio de Janeiro, foi a palestra promovida pelo Coordenador-Geral de Normatização e Acompanhamento Legal do Ministério da Previdência, Leonardo da Silva Motta, servidor efetivo do Ministério da Economia, que atua na área dos regimes próprios de previdência social desde 2010.

Nestes dias, foram abordados relevantes temas como a participação dos Conselhos no novo cenário da Previdência, as vantagens da Previdência Complementar para o servidor público e para o RPPS e o Impacto no custeio dos RPPS com a mudança na taxa de juros, também foram discutidos pelos gestores e servidores do segmento.

Finalizando, a diretora presidente destacou a importância desses congressos para aquisição de novos conhecimentos dos profissionais da área previdenciária, pois a troca de informações e as abordagens dos temas atuais auxiliam no desenvolvimento e enriquecimento dos trabalhos desenvolvidos nos Regimes Próprios de Previdência Social.

A Diretora de  BenefíciosFlávia Cavalcante, a diretora presidente Alessandra Marques e a nova servidora Ana Paula Alves.

A Diretora Presidente do IPREVI, Alessandra Marques, acompanhadas  da Diretora Presidente de Maricá Sra. Janete Valladão, Sra. Rosilane Brum Presidente da Aepremerj e Diretora Presidente de Silva Jardim e a Sra. Luciane Rabha Diretora Presidente de Angra dos Reis.

 


REPRESENTANTES DO IPREVI E DA CONTROLADORIA DO MUNICÍPIO PARTICIPAM DE EVENTO PROMOVIDO PELO MPRJ


Na quarta-feira,  dia (11/09), a Diretora Presidente Alessandra Marques, a Diretora de Administração e Finanças Isaltina Dias, a responsável pelo Controle Interno do IPREVI Carolina Tavares e a Subcontroladora geral do município Sra Marta Lisboa, participaram no Rio de Janeiro do evento “Todos pela Transparência”, promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Cidadania (CAO Cidadania/MPRJ).

O evento foi realizado no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o encontro promoveu palestras apresentadas por representantes de diferentes instâncias de controle, com o objetivo de fomentar a transparência e fortalecer a administração pública. Estiveram  presentes prefeitos, secretários, procuradores, auditores e servidores públicos municipais e estaduais.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, destacou que a aproximação e o intercâmbio de informações entre os órgãos é primordial para reverter o quadro de degradação dos municípios e do Estado. “Não há nada melhor do que esse ambiente colaborativo aqui, participativo, em que a gente busca o bem comum. Não estamos aqui para apontar o dedo, agir repressivamente, em uma atuação encarceradora. O que queremos é orientar da melhor forma aqueles que têm a legitimidade de um mandato popular. Então contem com o Ministério Público, com a nossa Rede de Controle, com a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), todos esses que, irmanados, têm buscado reunir elementos para que a gente possa aproximar mais a sociedade das nossas instituições e humanizar mais a nossa atuação”, disse Gussem.

A coordenadora do CAO Cidadania/MPRJ, Marcela do Amaral, comentou que o propósito do evento é colocar os órgãos de controle do Estado em uma posição que não seja adversa à dos municípios. “A transparência é o melhor mecanismo de combate à corrupção, que é algo que prospera no escuro, no segredo. O objetivo é fomentar a transparência e fortalecer a própria administração para que ela tenha a capacidade de auto diagnóstico, autocuidado, para evitar que esses atos de corrupção que a gente viveu nos últimos anos se repitam”, comentou Marcela.

A presidente do TCE-RJ, Marianna Montebello, ressaltou que a abertura de dados e a edificação do controle interno dos municípios contribui enormemente para uma administração íntegra e eficiente. “A facilidade de acesso a dados do município facilita em muito a atuação dos órgãos de controle. E demonstra aptidão do gestor público com o controle da sua atuação, além de uma atuação aberta, transparente com os cidadãos”, destacou Marianna.

Durante o evento foi divulgado o protocolo de atuação conjunta da CGU, TCE e MPRJ, cabendo ao primeiro capacitar o gestor, ao TCE realizar auditorias, bem como considerar os índices de transparência nas contas de governo e gestão, ao MPRJ atuar na seara extrajudicial de modo a fomentar as ações de transparência no Estado.

A Diretora Presidente Alessandra Marques juntamente com a Controladora Carolina Tavares e a Diretora de Administração e Finanças Isaltina Dias.

 


DIRETORIA CAPACITA NOVOS SERVIDORES EFETIVOS DO IPREVI

Na semana do dia 16 à , foi realizado o treinamento dos novos servidores efetivos da Autarquia que estão atuando na Concessão de Benefícios Previdenciários. A capacitação foi ministrada pela consultora técnica da empresa Agenda Assessoria Srta Kamila Fernandes, visando qualificar os novos profissionais no desempenho de suas funções.

A Diretora Presidente Alessandra Marques acompanhada das servidoras Aline de Oliveira Rocha, responsável pelos Recursos Humanos, Flávia Cavalcante Diretora de Benefícios, o novo servidor Ernesto Cezário, a consultora técnica Kamila Fernandes e a nova servidora Ana Paula Alves.