Aposentados do IPREVI no Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde que é celebrado em 05 (cinco) de agosto, foi definido em 08 (oito) de novembro de 1971, pelo Decreto Lei de Nº 5.352, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde.

A data em especial, foi escolhida em homenagem a importante nome no combate às epidemias brasileiras: Oswaldo Cruz, que nasceu em 05 (cinco) de agosto de 1872.
Neste importante dia, o IPREVI por intermédio de um convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Itatiaia e a Universidade Estácio de Sá realizou exames de glicemia e aferição de pressão arterial com servidores aposentados. Também compareceu na Sede do IPREVI servidores ativos, houve inclusive a divulgação de cursos de graduação com descontos para servidores do Município de Itatiaia. A ação vem de encontro com o fundamento constitucional que define a Seguridade Social como preceito fundamental, tendo como o tripé: a Saúde, a Assistência Social e a Previdência.
Os servidores tiveram à sua disposição, gratuitamente, serviços de saúde que auxiliam na prevenção de doenças. Podendo identificar sintomas preliminares para um diagnóstico preventivo médico. Ficamos imensamente felizes em ver os servidores público se prevenindo e preocupados com a própria saúde.
A idade é um dos fatores capazes de alterar os padrões da pressão sanguínea. Por isso, uma pequena elevação nos valores é aceitável à medida que o paciente envelhece.
No entanto, vale ressaltar que ultrapassar os valores normais aproxima homens e mulheres de desenvolver hipertensão.
Essa doença tem como característica a manutenção de valores elevados do PAS e PAD, o que pode elevar o estresse cardíaco.
Nesse cenário, aumenta também o risco de sofrer eventos graves como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).
Já a diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.